14/06/2007

Patchwork

Patchwork é uma palavra inglesa que pode ser traduzida como trabalho feito de pedaços ou retalhos de tecidos.

Patch significa pedaços e work, trabalho. Trabalho com retalhos. É um trabalho artesanal, costurados a mão ou a maquina, unindo os retalhos e cortes de tecidos formando desenhos. É a arte de unir retalhos. Alguns fatores contribuem para obtermos um resultado mais bonito e harmônico:- O cuidado na junção das costuras.- A combinação dos tecidos, das cores e das estampas. - A disposição das peças ou dos desenhos. Ao ignorar esses fatores, o trabalho parecerá uma mescla disforme de retalhos. Antigamente o patchwork era feito de sobras de confecção de roupas, ou ainda de pedaços de roupa ainda aproveitáveis que eram guardados.

Quilt é uma palavra inglesa que significa colcha ou acolchoado e Quilting significa acolchoamento. É uma forma singular de bordado: uma costura tipo alinhavo (quando feita a mão) e que ganha força na união das 3 camadas: Top (frente), Batting (recheio) e Backing (forro).

Patchwork, quilt e quilting são três tipos de artesanato, relacionados entre si, que são realizados muitas vezes juntos. São provavelmente as formas mais antigas de costura, e sua invenção se deve mais por necessidade que por fins ornamentais. Somente mais tarde seu uso se estendeu a fins decorativos. Fonte:
http://www.quiltingpatch.com.br/

Nenhum comentário: