21/06/2011

Porta-tesouras

Porta-tesouras e alfineteiros


Babeiros

Regugitadores



Babeiros





Babeiros







Porta-celular Matrioska





Este projeto agradeço à minha amiga virtual Geísa Lentini que publicou na Revista Patchwork Especial. Só agora consegui realizá-lo e amei o resultado. Minhas amigas e clientes também adoraram.

Matrioska

Uma matrioska, matriosca, matrioshka, Matriochka, matrioschka ou Matryoshka (Cirílico матрёшка ou матрешка) ou Boneca russa é um brinquedo tradicional da Rússia, constituída por uma série de de bonecas, feitas de diversos materiais, ainda que o mais frequente seja a madeira, que são colocadas umas dentro das outras, da maior (exterior) até à menor (a única que não é oca). A palavra provém do diminutivo do nome próprio "Matryona".

O número de figuras que se conseguem encaixar é, geralmente de 6 ou 7, ainda que existam algumas com um número impressionante de peças. A sua forma é simples, mais ou menos cilíndrica e arredondada e mais estreita na parte superior, onde se situa a cabeça da boneca. Não têm mãos (a não ser as que são pintadas na(s) sua(s) superfície(s)). O grau de sofisticação das matrioscas reside, de facto, na complexidade dos motivos pintados. Outra característica que diferencia as diversas peças são as figuras que encarnam: desde figuras femininas vestidas com trajes tradicionais campesinos, a personagens de contos de fadas, até aos antigos líderes da União Soviética.

A versão feminina é designada, por exemplo, na Sérvia, como babouchka (бабушка em russo) que significa "avozinha", enquanto que a versão masculina é designada como dedouchka (дедушка) ou "avozinho".

Conta-se que Sergei Maliutin, um pintor artesanal de Abramtsevo, viu uma série de bonecos de madeira representando os Shichi-fuku-jin, os Sete Deuses da Fortuna, encaixados de forma semelhante às bonecas atuais.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.